quarta-feira, 9 de maio de 2012

Entenda a importância dos espelhos retrovisores


Os espelhos retrovisores – acessórios superimportantes e obrigatórios (nota 35) - de maneira geral, também são subutilizados pelos motociclistas. Quanto mais o motociclista enxerga o que se passa a sua volta, maiores são as suas chances de se esquivar de um acidente, evitando as situações de perigo.
Muitos pilotos, inclusive, trocam os espelhos originais por outros “mais incrementados”, perdendo em visibilidade. Os pequenos, normalmente, são ineficientes por apresentarem um pequeno ângulo de visão.
Considero que não se deve trocar os espelhos originais da moto. Ao projetá-los, os engenheiros definem o melhor tamanho e formato de espelho para a moto em questão. O usuário, ao trocá-lo, joga “por terra” todo o trabalho do fabricante neste aspecto.
Os melhores espelhos retrovisores são os que possibilitam uma ampla visão. Vale repetir que são acessórios exigidos por lei. As situações típicas em que o piloto obrigatoriamente deve fazer uso dos retrovisores são as ultrapassagens e mudanças de faixa.
Ao tentar fazer uma ultrapassagem, após a análise de viabilidade (distância e velocidade do veículo em sentido contrário, se houver, presença de curvas, local permitido, etc.), o piloto deverá verificar - olhando pelo retrovisor - se ele mesmo não está sendo ultrapassado. Neste caso, deverá aguardar a ultrapassagem do outro veículo.

O que poderia ocorrer, se um piloto “abrir” para ultrapassar sem olhar pelo retrovisor, é ser abalroado por trás por outro veículo em alta velocidade que estava em processo de ultrapassá-lo. Além de olhar pelo retrovisor, também é recomendável dar uma rápida olhada sobre os ombros para o caso de outro veículo já estar numa área não coberta pelos espelhos (ponto cego).
Da mesma forma, nas vias duplicadas, ao mudar de faixa, deve-se sempre olhar pelo espelho retrovisor e verificar se não há veículos vindo rapidamente de trás na faixa pretendida. Tudo isto é para você não se “meter” repentinamente na frente de outro veículo, provocando um acidente.
Os espelhos também devem ser usados pelo piloto para “sentir” a presença de veículos querendo ultrapassá-lo. Neste caso, sinalize e dê passagem.

Procure manter os espelhos limpos e substitua os em caso de rachaduras, mesmo que parciais. Posicione-se na moto e ajuste-os na posição em que ofereçam o melhor ângulo de visão. Os espelhos retrovisores constituem um importante item de segurança e devem ser usados sempre que necessário (lembre-se do princípio da Prudência). Devemos nos cercar de todos os cuidados para nos afastarmos das
situações de risco (ultrapassagens, mudanças de faixa, etc.). Isto vai contribuir muito para evitar acidentes.
Verifique periodicamente a posição dos espelhos retrovisores, ajustando os ao melhor ângulo de visualização.
Durante a pilotagem, procure também movimentar a cabeça, observando o trânsito em sua volta. Tente “acompanhar” o que acontece ao seu redor, olhando também sobre os ombros, evitando surpresas.
Como é difícil manter a concentração na pilotagem por muito tempo, há uma tendência a nos dispersarmos (ficamos pensando nos problemas de casa, do trabalho, etc.). Procure manter uma alternância na sua atenção, visualizando a frente, os espelhos retrovisores, o painel de instrumentos (velocidade, sinais luminosos, combustível), a movimentação dos outros veículos (à frente, atrás e dos lados) e a movimentação dos pedestres (especialmente em cruzamentos), etc. O objetivo é não ficarmos com a visão presa a um ponto ou linha, e sim, nos interarmos com tudo o que ocorre a nossa volta.

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