Comemorando o vigésimo aniversário do lançamento da
primeira Fireblade em 1992, novo modelo chega ao mercado brasileiro totalmente
reformulado
Ela
é referência entre as superesportivas, alia tecnologia, potência e alta performance.
Todos esses adjetivos já seriam suficientes para transformá-la em uma das
motocicletas mais admiradas em sua categoria. Mas a CBR 1000RR Fireblade
evoluiu. Completando duas décadas de tradição em 2012, o modelo chega com visual
reformulado, além de incorporar o que há de mais avançado em tecnologia sobre
duas rodas.
Importada
do Japão, a CBR 1000RR Fireblade 2012 recebe nova carenagem e conjunto óptico. Suas
linhas estão marcantes, melhorando ainda mais a aerodinâmica do modelo. Destaque
para o painel de instrumentos com funções diferenciadas e design moderno.
O
excelente desempenho da motocicleta é assegurado pelo motor DOHC (Double Over
Head Camshaft), que gera potência máxima de 178,1 cv. A grande novidade da versão
2012 é o novo mapeamento da injeção de combustível, que permite um melhor
desempenho do motor em baixas e médias rotações.
Baseado nos modelos
de competição, o sistema de suspensão também recebeu modificações, visando
garantir um melhor
comportamento da motocicleta. A dianteira utiliza garfo telescópio invertido
com curso de 120 mm, e conta com o sistema Big Piston Fork (BPF), que oferece
um amortecimento mais suave sem o comprometimento da esportividade. Já a
traseira é UNIT PRO-LINK, e conta com o inédito amortecedor Balance Free
Rear Cushion que consiste em um sistema duplo tubular: o corpo do
amortecedor e um cilindro interno. Isto resulta em um comportamento mais
progressivo com melhor aderência do pneu traseiro ao asfalto e consequentemente
melhor tração. Além disso, as rodas de alumínio têm novo desenho com 12 pontas,
sendo mais rígidas e gerando melhor maneabilidade à motocicleta.
O
modelo recebe a segunda geração do amortecedor HESD (Honda Electronic Steering Damper),
que oferece rigidez e estabilidade em altas velocidades e leveza em baixas.
Completando
o conjunto, conta com exclusivo sistema de freios ABS (Anti-Lock Brake System).
Inédito em motocicletas superesportivas, a tecnologia foi desenvolvida para oferecer
o máximo de eficiência e segurança, sem o comprometimento da esportividade.
Visual
esportivo e linhas compactas
Cada
detalhe da nova CBR 1000RR Fireblade foi projetado para realçar ainda mais o potencial
esportivo do modelo. Assim, os designers da Honda buscaram formas que transmitissem
mais dinamismo e agressividade.
Quando
se trata do conjunto frontal, o modelo recebeu linhas angulosas. A traseira foi
reformulada e conta com linhas compactas e esportivas.
A
CBR 1000RR Fireblade tem duas entradas de ar na frente, que alimentam a caixa do
filtro de ar. Com isso, o ar coletado em alta velocidade pressuriza a mistura
ar/combustível, aumentando a potência e melhorando o desempenho.
Destaque
para o painel de instrumentos, que é totalmente digital com visor de LCD. É possível
fazer a leitura do hodômetro total e parcial, tacômetro com 4 opções de
visualização, indicador de temperatura do motor, velocidade, contador de voltas,
indicadores de reserva, direção e marcha engatada, eficiência e consumo de
combustível, relógio e H.I.S.S (Honda Ignition Security System). Conta com botões
de ajustes para o hodômetro e Shift Light. Além disso, o conta-giros tem quatro
modos de visualização.
O
assento do piloto e a rabeta garantem a melhor integração do piloto com a moto,
além de um visual agressivo e compacto ao modelo. Isso deixa a motocicleta ainda
mais esportiva.
Seguindo a
tendência derivada da MotoGP, seu escapamento privilegia a centralização de
massas. Com um desenho mais curto, sua configuração é do tipo 4 x 2 x 1, todo
em aço inox.
Uma
das características marcantes da linha 2012 é o conjunto óptico com novo desenho.
Mais modernos e diferenciados, os faróis alto e baixo possuem refletores multifocais
e lente de policarbonato. As lâmpadas são de 55/55W. Compondo o conjunto, as
luzes espias mais os indicadores de direção em LEDs (Light Emitter Diode) estão
integrados ao espelho retrovisor, garantindo melhor aerodinâmica, além de
visibilidade e segurança ao motociclista.
Já
a lanterna traseira é compacta e possui uma dupla fileira de luzes em LED, permitindo
uma distribuição adequada do brilho da luz emitida, resultando em perfeita
sinalização e visualização em diferentes situações, tais como neblina, direção
noturna ou mesmo durante o dia.
Suas
dimensões também foram alteradas, visando maior estabilidade e dirigibilidade. A
relação entre comprimento x largura x altura é de 2.075 mm x 685 mm x 1.135 mm.
A distância entre-eixos é de 1.410 mm, e a altura do assento é de 820 mm.
Potência
derivada dos modelos da MotoGP
Os amantes de
modelos superesportivos e alto desempenho admiram o conjunto mecânico da CBR
1000RR Fireblade e não poderia ser diferente. Tudo
porque o modelo é equipado com motor de 4 cilindros em linha, 999,8 cm3,
DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, arrefecido à líquido, e
alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection).
Com isso, gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm, e torque de 11,4 kgf.m
a 8.500 rpm.
Para
contribuir com a eficiência do motor, além de reduzir o peso total da motocicleta,
o modelo conta com bloco de cilindros separados – quatro em linha. Além disso,
os pistões são leves e com 76 mm.
O
modelo recebeu um dos mais avançados sistemas de injeção de combustível desenvolvido
pela Honda: o PGM-DSFI. O recurso oferece com precisão a quantidade de
combustível que compõe a mistura. Para a versão 2012, a configuração foi
reformulada, com uma pequena abertura da válvula. A modificação resulta em
melhor desempenho, melhores respostas em baixa e média rotação.
O
escapamento recebe sensor de oxigênio HECS-3 (Honda Evolutional Catalysing System),
que otimiza a mistura ar/combustível a fim de reduzir e emissão de poluentes e
aumentar a eficiência do catalisador. Há ainda o controle de velocidade de
saída dos gases por meio de duas válvulas: uma mecânica, que atua com o aumento
de pressão no interior do escapamento e outra, eletro-mecânica, controlada pelo
módulo ECM, que otimiza o potencial do motor em todas as faixas de rotação. Com
isso, a motocicleta atende às normas de emissão Euro 3, similar ao PROMOT
(Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).
Ciclística
mais moderna
Do
tipo Diamond Frame, o chassi tem forma de U e funciona como elemento de ancoragem
da balança traseira. Além disso, a coluna de direção é fundida em duas seções e
dá sustentação ao motor. Este conjunto ajuda na centralização de massas e
contribui para a estabilidade do modelo.
Quando
o assunto é o conjunto de suspensões da CBR 1000RR Fireblade, a Honda trouxe o que
há de mais diferenciado e tecnológico sobre duas rodas. Com isso, o motociclista
poderá desfrutar de uma pilotagem mais suave, além de aumentar a aderência e a
tração da motocicleta.
A
parte dianteira recebe garfo telescópio invertido (upside down), com curso de 110
mm, e sistema Big Piston Fork (BPF). Os amortecedores BPF tem uma estrutura interna
diferente dos garfos convencionais e oferecem um amortecimento mais suave,
melhorando o contato do pneu com o solo. Dessa maneira, garante a estabilidade
em curvas.
Já
a parte traseira é do tipo UNIT PRO-LINK, com sistema HMAS (Honda Multi Action System)
e reservatório de gás. Isso permite múltiplas regulagens na velocidade de
compreensão e retorno do amortecedor da tensão da mola. A grande novidade é o Balance
Free Rear Cushion. O amortecedor conta com dois tubos internos, ao invés de
apenas um. Além de um funcionamento melhor, o novo sistema permite ajustar a
compressão e retorno com mais precisão. O curso é de 138 mm.
O
modelo ainda recebe a segunda geração do amortecedor HESD (Honda Eletronic Steering
Damper), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais
oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações. Essa tecnologia também
proporciona fácil maneabilidade em baixa velocidade.
Pilotagem
mais segura
A
CBR 1000RR Fireblade é equipada com freio dianteiro de disco duplo com
acionamento hidráulico de quatro pistões, cáliper de encaixe radial e diâmetro
de 320 mm. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples,
com 220 mm de diâmetro.
Desde
2009 o modelo também é apresentando na versão com exclusivos freios ABS para superesportivas.
O sistema eletrônico minimiza a possibilidade de travamento das rodas,
oferecendo total segurança mesmo em situações de frenagem mais bruscas, tanto
em retas quanto em curvas, sem comprometer o comportamento esportivo da
motocicleta.
A
tecnologia possibilita manter o controle e a estabilidade do modelo, evitando o
mergulho da suspensão dianteira, com consequente perda da estabilidade, e o levantamento
da roda traseira em frenagens mais fortes. Além disso, o sistema ABS da
motocicleta é controlado por módulo eletrônico, que combina de maneira muito
mais precisa a pressão de atuação dos fluidos nas pastilhas de freio. Dessa
maneira, garante-se uma maior estabilidade e a manutenção de uma pilotagem
altamente esportiva.
Destaque
também para as novas rodas de liga-leve de alumínio de 12 pontas, em vez de apenas
3 do modelo anterior. Mais rígida, a nova configuração permite beneficiar a
pilotagem em conjunto com as novas suspensões. Seus pneus radiais de perfil
superesportivo recebem na dianteira configuração de 120/70ZR 17 M/C, e na
traseira 190/50ZR 17M/C, assegurando excelente aderência e dirigibilidade.
Apresenta
ainda sistema de embreagem deslizante, que otimiza a transferência de potência às
rodas em qualquer situação de uso, garantindo alta performance. O exclusivo sistema
da Honda é formando por um par de veios rebaixados que rapidamente forçam o
conjunto da embreagem a se acoplarem de maneira rápida e firme. Com isso,
disponibiliza potência imediatamente e reduz a quantidade de força de pressão
da mola e o tempo de desengrenamento. Comandado por cabos, o mecanismo permite
uma pilotagem rápida e eficaz nas pistas, bem como uma condução confortável e
intensa em estradas.
Finalizando
o pacote de segurança, o modelo conta com o sistema de proteção H.I.S.S (Honda Ignition
Security System), que evita furto. A tecnologia é considerada um diferencial da
marca, pois somente a chave original tem a capacidade de acionar o motor,
devido à identificação por chip eletrônico. Com isso, proporciona maior
segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.
Disponível
nas cores vermelha (STD e ABS), preta e branca (apenas STD), a CBR 1000RR Fireblade
2012 está nas concessionárias a partir de julho. Seu preço público sugerido é de
R$ 56.900,00, para a versão Standard, e R$ 62.900,00, com freios ABS. Os
valores têm como base o estado de São Paulo, e não incluem despesas com frete e
seguro. A garantia é de um ano sem limite de quilometragem.
Duas
décadas de muita história
Desde
a chegada da primeira moto esportiva, a CB 750, muita coisa mudou ao longo de mais
de 40 anos. A rigidez do chassi, o desempenho do motor de quatro cilindros e a
suspensão sofisticada evoluíram cada vez mais.
Com
o tempo, a Honda começou a investir em modelos tecnológicos e diferenciados. Reduziu
o volume e o peso da moto, visando alcançar mais velocidade.
Quando
foi apresentada em 1991 como CBR 900RR, a Honda viu que o modelo poderia revolucionar
o segmento de superesportivas e atrair os consumidores. A aposta estava certa.
A
marca construiu uma motocicleta com grande desempenho nas curvas e excelente resposta.
Com isso, o lançamento da CBR 900RR Fireblade mudou o mundo das motos esportivas
nos anos 90.
Durante
todo o processo evolutivo do modelo, o público pode conferir que o motor passou
de 893 cm3 para 954 cm3 ao longo das gerações. Outro ponto
que influenciou significativamente nas mudanças da linha CBR foi o Campeonato
Mundial de Motociclismo, que agregou motores a quatro tempos de 990 cc em
2002.
Já
o ano de 2004 foi marcado por um modelo totalmente novo e com tecnologia de alto
nível. O público pode conferir a chegada da CBR 1000RR Fireblade. A motocicleta
não manteve nada da versão anterior. Com um conceito totalmente diferenciado,
sua mecânica foi inspirada nos modelos de competições e deixando o DNA da linha
RR ainda mais evidente. O motor totalmente novo de 998 cm3 ofereceu
desempenho, por ser uma unidade mais leve e compacta e tinha como principal
objetivo: a centralização das massas. Com essa nova configuração, aumentou a
estabilidade da moto. Destaque também para a suspensão traseira UNIT PRO-LINK,
garantindo ótima aderência em estrada. Além disso, recebeu um sistema de escape
central superior, com seu silenciador debaixo do assento, otimizando a
distribuição do peso da moto. A carenagem minimalista reduziu a resistência aerodinâmica
para dar mais estabilidade em alta velocidade. Era equipada ainda com a
primeira geração do Honda Eletronic Steering Damper (HESD), o amortecedor eletrônico
da marca, que aliou a condução segura em alta velocidade com a progressiva e
receptiva direção em baixa velocidade.
Em 2008 surgiu a
CBR 1000RR reformulada. Mais compacta, moderna e sofisticada que sua antecessora,
a moto seguiu o mesmo projeto de centralização das massas. O resultado foi uma
moto com motor de 999,8 cm3, além de estrear uma nova e importante
tecnologia: a embreagem deslizante assistida, permitindo aumentar a
estabilidade e o prazer do motociclista. Na linha 2009 agregou ainda o sistema
de freios ABS, à época inédito para modelos superesportivos.
Agora,
após 20 anos do seu lançamento da primeira RR, a Honda mais uma vez desenvolve um
amplo conceito e cria a nova CBR 1000RR Fireblade para perpetuar a linha e fazer
história.
20
anos de evolução tecnológica
-
1992-1995: A
primeira CBR 900RR Fireblade combinou potência de um motor de 893 cm3,
com um chassi mais sofisticado, leve e de ciclística agressiva.
-
1996-1999: Chega
o mercado a CBR 900RR Fireblade, que marca uma evolução no segmento. Era equipada
com motor de 919 cm3 (1 mm de diâmetro mais largo que a versão
anterior), contava ainda com um chassi sofisticado para oferecer bom desempenho.
-
2000-2001: A
CBR 900RR Fireblade foi a primeira a utilizar tecnologia de injeção eletrônica de
combustível PGM-FI. Optou também por um motor de 929 cm3 e um chassi
completamente novo. Isso proporcionou a montagem de um braço oscilante na
traseira da caixa do motor, deixando o conjunto mais leve e compacto.
-
2002-2003: A
CBR 900RR Fireblade recebe motor de 954 cm3. Muito mais leve e potente,
a motocicleta apresentou um chassi mais rígido, pedaleiras elevadas e configurações
mais aerodinâmicas. O resultado foi um desempenho surpreendente em estradas e
circuitos.
-2004-2005:
Inspirada
no modelo RC 211V Honda do Campeonato Mundial de Motociclismo, a CBR 1000RR proporcionou
uma série de novas tecnologias. As características principais incluíram um
poderoso motor de 998 cm3, amortecedor de direção eletrônico HESD de
primeira geração e uma configuração de suspensão traseira UNIT PRO-LINK.
-2006-2007: Mais
leve e potente, a nova geração da CBR 1000RR ilustrou o que há de mais moderno
em um modelo superesportivo. Com novas configurações da suspensão e um novo
sistema de escape.
-2008-2011:
Com
um design inovador em um quadro mais leve e um motor potente, a nova versão do modelo
recebeu motor 999,8 cm3, seguindo o conceito de centralização das
massas. Contou com sistema de embreagem deslizante assistida para melhorar a
estabilidade em condições de frenagem severa. Ganhou ainda a versão com freios
ABS, inédito em um modelo superesportivo.
-2012: O
modelo chega ainda mais tecnológico, com novas configurações nas suspensões,
além de um design diferenciado e ciclística leve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário