segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Confira dicas de manutenção para as velas de motos


Foto: Divulgação

As velas de ignição são de vital importância para o alto desempenho e funcionalidade do motor da motocicleta, pois levam energia para a câmara de combustão, proporcionando a queima da mistura de ar e combustível, por meio de uma centelha entre seus eletrodos.

O tempo de vida útil da vela varia de acordo com o seu modo de uso, dessa forma, é recomendada a verificação a cada 10.000 km. Essa análise revela muitas informações sobre as condições de operação do motor.

Para auxiliar os motociclistas no diagnóstico, a fabricante alemã Bosch, que atende mais de 95% da frota nacional de veículos duas rodas, lançou um manual ilustrativo com orientações que indicam as respectivas causas e efeitos do mau uso, levando em consideração a aparência desse componente.

Confira três dicas que constam no manual e fique atento para a manutenção.

1) Condições normais de uso
O pé do isolador apresenta-se da cor branco-acinzentado / amarelo-acinzentada a marrom-clara. O motor está em boas condições. O grau térmico da vela está correto. Os ajustes da mistura e da ignição estão adequados, não há falhas de ignição, o sistema de partida a frio funciona corretamente. Não há resíduos de aditivos de combustível, nem de partículas de óleo no motor ou sobrecarga térmica.

2) Fuliginosa (carbonização seca)
O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fosca de fuligem preto-aveludada (seca).
Causas: ajuste de mistura errada (carburador, injeção); mistura muito rica, filtro de ar muito sujo, afogador automático com mau funcionamento, afogador manual puxado por longo tempo, percursos curtos muito frequentes, vela de ignição muito fria para o motor.
Efeitos: falhas de ignição, dificuldade de partida a frio.
Soluções: ajustar ponto de ignição e regulagem de mistura, verificar o filtro de ar, evitar percursos curtos frequentes. Em casos de carbonização severa, substituir as velas de ignição e atentar para o uso do grau térmico correto.

3) Oleosa (carbonização oleosa)
O pé do isolador, os eletrodos e a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa brilhante, úmida de óleo e por resíduos de carvão.
Causas: óleo em excesso na câmara de combustão, nível de óleo muito alto, guias de válvulas, cilindros e anéis do pistão estão gastos. Em motores a gasolina de 2 tempos, óleo em excesso na mistura.
Efeitos: falhas de ignição, dificuldade na partida.
Soluções: retificar o motor, usar a proporção correta de mistura gasolina / óleo (motor de 2 tempos), substituir as velas de ignição.

É importante sempre ficar atento às velas de ignição. Faça periodicamente a manutenção da sua moto com os melhores profissionais na Honda Free Way mais próxima. Entre em contato conosco pelo (44) 3261-1200.

Confira o manual completo aqui.


Fonte: Moto.com

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