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As velas de ignição são de vital
importância para o alto desempenho e funcionalidade do motor da motocicleta,
pois levam energia para a câmara de combustão, proporcionando a queima da
mistura de ar e combustível, por meio de uma centelha entre seus eletrodos.
O tempo de vida útil da vela
varia de acordo com o seu modo de uso, dessa forma, é recomendada a verificação
a cada 10.000 km. Essa análise revela muitas informações sobre as condições de
operação do motor.
Para auxiliar os motociclistas no
diagnóstico, a fabricante alemã Bosch, que atende mais de 95% da frota nacional
de veículos duas rodas, lançou um manual ilustrativo com orientações que
indicam as respectivas causas e efeitos do mau uso, levando em consideração a
aparência desse componente.
Confira três dicas que constam no
manual e fique atento para a manutenção.
1) Condições normais de uso
O pé do isolador apresenta-se da
cor branco-acinzentado / amarelo-acinzentada a marrom-clara. O motor está em
boas condições. O grau térmico da vela está correto. Os ajustes da mistura e da
ignição estão adequados, não há falhas de ignição, o sistema de partida a frio
funciona corretamente. Não há resíduos de aditivos de combustível, nem de
partículas de óleo no motor ou sobrecarga térmica.
2) Fuliginosa (carbonização seca)
O pé do isolador, os eletrodos e
a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fosca de fuligem
preto-aveludada (seca).
Causas: ajuste de mistura errada
(carburador, injeção); mistura muito rica, filtro de ar muito sujo, afogador
automático com mau funcionamento, afogador manual puxado por longo tempo,
percursos curtos muito frequentes, vela de ignição muito fria para o motor.
Efeitos: falhas de ignição,
dificuldade de partida a frio.
Soluções: ajustar ponto de
ignição e regulagem de mistura, verificar o filtro de ar, evitar percursos
curtos frequentes. Em casos de carbonização severa, substituir as velas de
ignição e atentar para o uso do grau térmico correto.
3) Oleosa (carbonização oleosa)
O pé do isolador, os eletrodos e
a carcaça da vela apresentam-se cobertos por uma camada fuliginosa brilhante, úmida
de óleo e por resíduos de carvão.
Causas: óleo em excesso na câmara
de combustão, nível de óleo muito alto, guias de válvulas, cilindros e anéis do
pistão estão gastos. Em motores a gasolina de 2 tempos, óleo em excesso na
mistura.
Efeitos: falhas de ignição,
dificuldade na partida.
Soluções: retificar o motor, usar
a proporção correta de mistura gasolina / óleo (motor de 2 tempos), substituir
as velas de ignição.
É importante sempre ficar atento às velas de ignição. Faça periodicamente a manutenção da sua moto com os melhores profissionais na Honda Free Way mais próxima. Entre em contato conosco pelo (44) 3261-1200.
Confira o manual completo aqui.
Fonte: Moto.com
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