A Honda realiza neste sábado, 3/12, a partir das 9h, no Centro de Treinamento de Recife (PE), a cerimônia de formatura da 5ª turma de formandos do Curso de Iniciação Profissional em Mecânica Veicular, um dos principais projetos educacionais da empresa no país. Com os 20 formandos deste ano, o projeto atinge a marca de 100 jovens graduados no curso desde o seu início, em 2007. Deste total, 96% estão hoje empregados, a grande maioria em concessionárias da Honda e 4% decidiram ir além e continuam estudando, seja em cursos profissionalizantes ou no ensino superior.
O público-alvo do projeto da Honda é constituído por jovens em situação de alto risco social que estejam cursando o ensino médio (ou já tenham concluído), com idade entre 17 e 19 anos e que sejam moradores do entorno do centro de treinamento, no bairro de Areias, na periferia de Recife.
Com carga horária total de 800 horas, além de oferecer uma formação profissional, o curso é constituído por módulos de orientação pessoal, com temas de saúde (doenças sexualmente transmitidas, drogas, vacinas), relações familiares, informática, meio ambiente e ambiente de trabalho. Esses segmentos de formação pessoal são ministrados por seis voluntários das diversas áreas abordadas. Os estudantes também recebem duas refeições por dia (café da manhã e almoço) no CT durante o curso.
O projeto da Honda também estimula os jovens ao trabalho voluntário, por meio de palestras educativas para os técnicos da rede que estão em treinamento no CT e em escolas públicas próximas. Os alunos também participam anualmente da blitz educativa junto ao CETH, na semana do dia do motociclista, 27 de julho.
Seleção concorrida
Os estudantes que integram o projeto social da Honda são selecionados pela adequação aos critérios básicos (idade, residência e situação de risco) e por meio de prova escrita – em média há 450 inscritos por turma. A partir deste primeiro corte, são escolhidos 50 semifinalistas, que passam por dinâmicas de grupo, acompanhadas por psicóloga. Nesta fase, são selecionados 30 estudantes e a seleção é finalizada com visita às residências para conhecer a realidade dos jovens, conversar com seus familiares e confirmar se atendem aos critérios do projeto.
Quanto ao calendário do programa, entre os meses de janeiro e março é realizado o processo de seleção. As aulas ocorrem de abril a novembro, finalizando em dezembro com a festa de formatura.
Neste ano, estão sendo esperadas 120 pessoas para a festa de formatura, entre formando, familiares, voluntários que participam do projeto e funcionários da Honda. Após a cerimônia, haverá também no CT um almoço de confraternização.
Sobre a Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Honda é atualmente a maior fabricante de motos do País e respeitada fabricante de automóveis e produtos de força. A atuação no mercado brasileiro de quatro rodas teve início em 1992, também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2011, a empresa atingiu as marcas acumuladas de 16 milhões de motocicletas e 900 mil veículos produzidos no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário