quinta-feira, 9 de julho de 2015

Segurança no trânsito é tudo

A maior dica para que o trânsito seja seguro é: ATENÇÃO!

Se olhar para todos os lados das ruas, há placas, sinalizações de diversas origens para orientar quem está dirigindo, mas a atenção continua sendo a maior das armas para que nada aconteça.
A atenção permite que motorista perceba a situação mais rápido e consiga agir com mais cautela. Existe uma estratégia para compreender o que está acontecendo no trânsito e planejar ações, o PIPDE.



P) de Procurar / Pesquisar: Mantenha os olhos em movimento, pesquisando o terreno e o ambiente. Essa observação constante tira o elemento surpresa das situações de trânsito. Cada elemento componente do trânsito, constantemente “vigiado”, deixa de se tornar risco.

I) de Identificar perigos potenciais: identificar elementos que podem se transformar em riscos, por exemplo: ... crianças, animais, pedestres, ciclistas, etc... Acostume-se a identificar riscos potenciais. É o primeiro passo para evitar acidentes.

P) de Prever o que pode acontecer: A palavra principal aqui é ANTECIPAR. Antecipe-se: reduza a velocidade e prepare-se para as ações necessárias (uma frenagem de emergência, por exemplo). Pilotar exige atenção constante ao seu redor.

D) de Decidir o que fazer: Diante do risco potencial à sua frente, decida o que fazer: reduzir velocidade / desviar / buzinar / mudar direção...

E) de Executar sua decisão: Se decidir frear, freie. Se decidir buzinar, buzine. Na prática, você verá que as situações de trânsito exigem que você tome decisões e execute-as.

Fonte: Honda

Nenhum comentário:

Postar um comentário