sexta-feira, 10 de julho de 2015

Viagens de férias: Somente diversão cabe na babagem

Já estamos em julho, mês em que a maioria das pessoas têm algumas semaninhas de descanso. Mas, antes de tudo, devemos pensar na nossa segurança, já que problemas e dor de cabeça não combinam com férias.

Por isso, revisão prévia da motocicleta e pilotagem segura são essenciais.

Check-up completo

Fique atendo à esses itens:

MECÂNICA - Antes de qualquer coisa é preciso verificar se a mecânica está em dia. É indispensável que o motociclista leia atentamente o Manual do Proprietário e siga as orientações importantes que ele contém. A rede de concessionárias Honda, por meio do Serviço Expresso, presta serviço de check-up e inspeção de 21 itens em até uma hora, como cabos de embreagem e de freio, folga de manetes, desgaste e pressão dos pneus, regulagem da corrente de transmissão, além de verificação do nível de óleo do motor, lâmpadas e o sistema elétrico da motocicleta. Os profissionais treinados pela fábrica e utilização de peças genuínas garantem que a motocicleta terá um funcionamento confiável. Para garantir o atendimento, é fundamental o cliente agendar um horário na concessionária de sua preferência. Mais informações podem ser obtidas no site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 055 22 21.

PNEUS - Antes de pegar a estrada, também é importante analisar se os pneus estão calibrados com a pressão correta; verifique a pressão com os pneus frios, antes da pilotagem, para uma correta calibragem, lembrando que em alguns modelos o pneu traseiro deve estar com mais pressão caso o motociclista leve alguém na garupa, para compensar o peso extra. Observar se algum raio das rodas está quebrado ou solto e ainda verificar se há objetos presos que possam vir a danificar os pneus.

OLÉO - Outro detalhe que deve ser observado é o nível de óleo lubrificante do motor. Caso esteja baixo, deve ser completado até o nível recomendado. Em caso de dúvida, procure uma concessionária Honda. Caso seja necessária a troca do óleo, certifique-se que o filtro de óleo foi limpo ou trocado, dependendo do tipo utilizado no motor de sua motocicleta.



CORRENTE - A transmissão secundária – corrente coroa e pinhão, conhecida popularmente como “relação” – deve ser inspecionada periodicamente. Se a corrente estiver ressecada, enferrujada ou com elos engripados, lubrifique com óleo de transmissão SAE 80 ou 90. Se estiver muito suja, deve-se limpar antes da lubrificação. Não aplique lubrificante em excesso, pois pode favorecer o acúmulo de sujeira, areia ou terra e provocar o desgaste prematuro. O filtro de ar deve ser limpo periodicamente, lembrando que alguns modelos de filtros de ar não podem ser limpos, apenas substituídos.

FREIOS - Uma parte vital do conjunto mecânico é o sistema de freios que deve ser analisado com muito cuidado. Verifique sua regulagem e desgaste. Se estiverem desgastados, lonas e pastilhas de freio devem ser trocadas. Em caso de freios hidráulicos, é importante verificar o nível de fluido de freio. Caso esteja abaixo do mínimo, é recomendável que a motocicleta siga para um check-up, pois o sistema pode estar com vazamentos ou desgaste acima do limite de uso das pastilhas de freio.

ELÉTRICA - Na parte elétrica, o motociclista deve se atentar ao funcionamento das luzes de sinalização (freios, pistas, lanterna, farol e painel), que além de comprometer a segurança da viagem, o mau funcionamento de um ou mais destes itens pode incorrer em multa e pontos na carteira.
Outra dica importante é o que já estamos comentando há algum tempo: Pilotagem segura! Respeite os limites de velocidade e divirta-se!

Fonte: Honda

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