quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Diário de um Motociclista.

"Olá, meu nome é Carlos Eduardo e sou apaixonado por motos.
Ano passado eu fui para um evento realizado em setembro na Freeway. 
Saí de Rolândia com mais duas amigas às 08:00 da manhã e peguei o primeiro ônibus (metropolitano) até Apucarana. De lá fomos até Mandaguari e depois até Maringá. Chegamos em Maringá às 13:00. Fomos de amarelinho mesmo por que ia sair bem mais barato, coisa de roqueiro quebrado aspirante à motociclista. 
Curtimos um rock and roll até as 17:00 horas e ja tinhamos de pegar o ônibus para voltar, segundo nossas contas nós teriamos que sair este horário de Maringá pra pegar o último da linha Apucarana-Rolândia. Cheguei em Rolândia mais de 11 horas da noite. Nesta época o Cesinha, meu amigo, já tinha a moto então ele foi com ela. 
Lembro que voltei de lá trazendo os cartazes do Cobra MotoFest 4 pra espalhar aqui em Rolândia. Eu já era louco pra entrar pro Cobra e já conhecia a "peste" do Cebola. 
ESTE ANO EU VOU COM A MINHA MOTO E COM O MEU MC!!!! MAIS UMA DATA QUE VAI FICAR MARCADA!!!! QUERO TODO MUNDO NA ESTRADA SENTIDO MARINGÁ!"

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pilotando em Grupo!

Passear com um grupo de amigos é um dos melhores prazeres para quem curte pilotar. No entanto, algumas dicas devem ser observadas para garantir que nenhum aborrecimento possa estragar este momento.

São elas:

Sempre que viajar, lembre-se de ter em mãos toda a documentação obrigatória. Além de checar e levar estes documentos, é sempre bom ter com você a carteira e o telefone do seu plano ou seguro saúde.
Quando o grupo estiver reunido, antes da saída, combinem que conduto deverá ser adotada durante a viagem, qual o caminho e as paradas.
Durante a viagem posicionem-se na faixa em uma diagonal, mantendo boa distancia de seguimento entre as motos, com os mais lentos à frente do grupo.
Não faça ultrapassagens, procure evitar a sensação de hipnose causada pelo acompanhamento contínuo.
Observando estas dicas, seu programa tem tudo para ser uma excelente diversão!!!
Aproveite!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Problemas com Curvas e Frenagem?

Curvas Perfeitas!

Você sabe que ao fazer uma curva, existe uma força que tende "jogar a moto para fora": a chamada força centrífuga.
Portanto, para realizar uma curva com perfeição siga as dicas abaixo:
-Reduza a velocidade antes de iniciar a curva para diminuir a ação da força centrífuga.
-Além da força centrífuga, o conjunto motocicleta /piloto está sob a ação da força peso. Inclinando a motocicleta, você mantém o equilíbrio entre a força centrífuga e a força peso.
-Quanto maior for a força centrífuga, maior será a inclinação necessária para manter o equilíbrio da moto.
-Para inclinar a moto, empurre o guidão na direção da curva.
-Ao entrar na curva, mantenha a velocidade constante enquanto a moto estiver inclinada.
-Acelere progressivamente assim que visualizar o final da curva para voltar a motocicleta na posição reta.

Lembre-se de sempre ficar ligado ao final da curva e evitar frear quando a motocicleta já estiver inclinada.

Precisão nas Frenagens!

Ao frear, você está exercendo uma força contrária ao movimento das rodas.
Existe também o atrito entre as rodas e a pista, que impede o deslizamento das rodas, fazendo a moto parar.
Se você frear violentamente, as rodas vão parar de girar de repente e os pneus escorregarão sobre o piso. Quando isso acontecer, primeiro solte o freio.Em seguida, volte a frear suavemente, para que os pneus não deslizem.
Fique esperto para manter a trajetória retilínea e não inclinar a moto, mantendo a calma.
Em geral, o uso dos freios dianteiros e traseiros em conjunto é o melhor a fazer.
Mas, sempre que possível, use os três freios. O terceiro é o freio do motor.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Postura Correta ao Pilotar faz bem à Saúde e a Segurança.

A postura correta ao pilotar sua moto o deixará fisicamente  melhor para encarar o trânsito e mais ágil para realizar manobras repentinas.
Observe as recomendações:

A cabeça deve estar levemente levantada.
Sua visão deve estar o mais adiante possível, para antecipar qualquer reação.
Nas curvas não incline a cabeça junto com o corpo.
Manter a coluna ereta evita a fadiga e problemas posteriores com a coluna vertebral.
Os ombros devem ficar relaxados.
Os braços relaxados funcionarão como molas, ajustando a distância do tronco ao guidão.
As mãos  devem segurar  no centro das manoplas.
Os cotovelos devem ficar ligeiramente dobrados.
Os punhos devem ficar abaixados em relação à mão, na maior parte das motocicletas.
Ao sentar na moto, fique o mais próximo possível do tanque de combustível.
Os joelhos devem pressionar levemente o tanque de combustível.
Os pés devem estar paralelos ao chão apontados para a frente.

Seguindo estas dicas, você irá pilotar com ainda mais prazer!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Pilotando Com Segurança.

A maior parte dos equipamentos de segurança tem um caráter individual que se ajusta corretamente a cada tipo de pessoas, mais gordos, mais magros, mais baixos, mais altos, não somos iguais então para estarmos devidamente protegidos precisamos do equipamento correto.

Capacete:

O uso do capacete por você e seu garupa é obrigatório por lei. Isto porque o capacete é um equipamento de extrema importância para a segurança do motociclista. Portanto, ao optar por um capacete tenha atenção nos seguintes detalhes:

Observe se o peso e o tamanho do capacete são apropriados para você.
Adesivos retroreflexivos no capacete dão mais segurança porque favorecem a outros condutores mais facilidade para enxergá-lo.
O capacete deve possuir a certificação do INMETRO, obrigatória no Brasil.
Ao colocar o capacete, lembre-se de manter as alças de fixação presas e ajustadas.

Óculos:


Quando estiver pilotando a chance de ganhar um cisco no olho são grandes. E se acontece, sua concentração diminui e seus riscos aumentam.
Portanto o uso de óculos de proteção ou viseira é indispensável para uma pilotagem segura.

Luvas:


Para proteger suas mãos de bolhas, vento, sol ou frio, é recomendável o uso de luvas de couro. Evite luvas volumosas demais que podem dificultar o manuseio dos controles da moto.

Botas:

Ao optar por botas acima dos tornozelos, você estará escolhendo mais segurança para você. Botas mais altas são a preferência! Afinal, elas te protegem de uma série de riscos.

Roupas:

Ao escolher as roupas que vestirá para pegar sua moto, tenha em mente que sua proteção também depende do que vestir. As roupas especiais para pilotar têm a melhor combinação de corte e proteção. Mas se não for possível, opte por utilizar camisas de manga longa e calça. Não se esqueça do conjunto para chuva. 


Fonte:Hondapilotomais

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

NXR 150 Bros Comprova Novamente o Pioneirismo Tecnológico Honda.


A Honda lançou em 2009 em sua fábrica em Manaus (AM), a primeira moto equipada com motor bicombustível do mundo produzida em série, a CG 150 Titan Mix.
A fabricante ressalta que, em condições de temperatura ambiente abaixo dos 15ºC, o tanque deve conter um mínimo de 20% de gasolina para que se garanta a partida a frio (a moto não tem um tanquinho extra só para a gasolina, como os carros flex).
Para isso, o painel conta com um indicador “Mix” que, se aceso, indica que a mistura mínima é necessária para dar a partida.
De acordo com a Honda, a utilização da gasolina permite um funcionamento mais linear e progressivo do motor. Já o álcool favorece um comportamento mais vigoroso e ligeiramente mais potente.
O álcool é mais indicado para aqueles que buscam economia, desejam fazer sua parte quanto à preservação do meio ambiente e para o motociclista que busca melhor desempenho da motocicleta. Por outro lado, se o consumidor deseja autonomia para percorrer distâncias mais longas, deve optar pela gasolina.
Agora, a partir do mês que vem o Modelo 2012 da NXR 150 Bros chega à rede Honda  e mantém o sistema de abastecimento tanto a etanol quanto a gasolina.
Fácil pilotagem, grande conforto e boa versatilidade. Essas são algumas características da NXR 150 Bros que conquistaram os consumidores brasileiros. E o reflexo desta constatação são os números de vendas: entre os meses de janeiro e julho deste ano, foram comercializadas aproximadamente 114.000 unidades. O modelo chega agora ao mercado em sua versão 2012, reforçando os seus principais atributos como fácil manutenção, resistência, segurança e alto valor de revenda.
 A NXR 150 Bros traz o pioneirismo da Honda em oferecer ao consumidor um modelo que pode ser abastecido tanto com etanol quanto gasolina. A NXR 150 Bros atende às expectativas dos usuários que desejam um produto que tenha características para enfrentar tanto asfalto, terra e pisos irregulares. É uma ótima opção de locomoção tanto para a cidade, como também para a região rural.