terça-feira, 20 de setembro de 2011

Problemas com Curvas e Frenagem?

Curvas Perfeitas!

Você sabe que ao fazer uma curva, existe uma força que tende "jogar a moto para fora": a chamada força centrífuga.
Portanto, para realizar uma curva com perfeição siga as dicas abaixo:
-Reduza a velocidade antes de iniciar a curva para diminuir a ação da força centrífuga.
-Além da força centrífuga, o conjunto motocicleta /piloto está sob a ação da força peso. Inclinando a motocicleta, você mantém o equilíbrio entre a força centrífuga e a força peso.
-Quanto maior for a força centrífuga, maior será a inclinação necessária para manter o equilíbrio da moto.
-Para inclinar a moto, empurre o guidão na direção da curva.
-Ao entrar na curva, mantenha a velocidade constante enquanto a moto estiver inclinada.
-Acelere progressivamente assim que visualizar o final da curva para voltar a motocicleta na posição reta.

Lembre-se de sempre ficar ligado ao final da curva e evitar frear quando a motocicleta já estiver inclinada.

Precisão nas Frenagens!

Ao frear, você está exercendo uma força contrária ao movimento das rodas.
Existe também o atrito entre as rodas e a pista, que impede o deslizamento das rodas, fazendo a moto parar.
Se você frear violentamente, as rodas vão parar de girar de repente e os pneus escorregarão sobre o piso. Quando isso acontecer, primeiro solte o freio.Em seguida, volte a frear suavemente, para que os pneus não deslizem.
Fique esperto para manter a trajetória retilínea e não inclinar a moto, mantendo a calma.
Em geral, o uso dos freios dianteiros e traseiros em conjunto é o melhor a fazer.
Mas, sempre que possível, use os três freios. O terceiro é o freio do motor.

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